Fieis participam da Caminhada Penitencial

03/03/2013 11:41

 

Neste domingo, dia 3 de março, a Arquidiocese de Salvador realiza a tradicional Caminhada Penitencial. A atividade terá início às 6h30, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia (bairro do Comércio) –, quando o Bispo Auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva preside uma celebração eucarística – e no mesmo horário na Paróquia Nossa Senhora das Dores (Lobato), com missa presidida pelo Vigário Forâneo, Pe. Joelson Alves de Andrade.

A benção da água trazida pelos fiéis ocorre no fim das celebrações. Em seguida, todos saem em procissão rumo ao Largo dos Mares, onde se encontram, e seguem até a Basílica do Senhor do Bonfim para receberem a benção do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj. O trajeto será animado com trios elétricos e marcado por rituais como a passagem da cruz pelas mãos do povo, a doação de alimentos às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), a peregrinação. A caminhada até a Colina Sagrada é considerada um propósito de benção para os católicos, que testemunham uma nova experiência de misericórdia em uma tradição mantida há mais de 20 anos.

No percurso, fieis carregam uma cruz até a Colina Sagrada

Realizada sempre no terceiro domingo da Quaresma, a Caminhada Penitencial, motiva os fieis católicos a refletirem sobre seus atos e se reconciliarem com Deus. “Todas as vezes que a Igreja convoca o povo, o povo responde positivamente e expressa a sua fé. Esse ano é ainda mais forte essa manifestação, diante do Conclave, da Campanha da Fraternidade, do Ano da Fé e da Jornada Mundial da Juventude. No ano passado a Polícia Militar informou que 130 mil pessoas participaram. Estamos esperando um número ainda maior”, afirma o padre Valter Ruy, responsável pela organização do evento.

Origem da Caminhada Penitencial

Iniciativa da antiga forania 7, a caminhada surgiu com a ideia de aprofundar e assumir um compromisso com a Campanha da Fraternidade. Os moradores da Suburbana enfrentavam muitas dificuldades e aproveitavam a Caminhada para, além de refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade, passar lista de abaixo-assinado, reivindicando melhorias para o bairro. A Caminhada Penitencial traduz o desejo do homem, filho de Deus, de se reconciliar com o Pai e caminhar junto com Ele. De forma simbólica, esse encontro mostra que a vida é um caminho dinâmico e que todos devem andar sempre em direção à conversão.

- See more at: https://www.arquidiocesesalvador.org.br/noticias/fieis-participam-da-caminhada-penitencial/#sthash.C2ZstioY.dpuf

 

Quer fotos e Vídeos de Sua Festa?

PROMOÇÃO

Cartão 4x SEM JUROS

https://jose-carlos-video-producoes.webnode.com/

Contato

Paróquia Santuário Cristo Rei e São Judas Tadeu Praça Rodrigo de Menezes, S/N - Cidade Nova
Baixa de Quintas - Salvador - BA
71-3234-0405 blogsaojudasba@gmail.com