Encontros, rezas e homenagens marcaram a festa de São Judas Tadeu

02/11/2013 12:26

Encontros, rezas e homenagens marcaram a festa de São Judas Tadeu

 
 
A PAROQUIA SANTUÁRIO CRISTO REI E SÃO JUDAS TADEU FOI FUNDADA EM 1937, ELA ESTÁ SITUADA NA PRAÇA RODRIGUES DE MENEZES, S/N – BAIXA DE QUINTAS (ENTRONCAMENTO COM O BAIRRO DA CIDADE NOVA). CRISTO REI NÃO É PADROEIRO DA IGREJA É O TITULAR, PADROEIRO É SÃO JUDAS TADEU.
UMA DAS MAIORES PERSONALIDADES BAIANAS DO SÉCULO PASSADO VIVEU E COMANDOU A IGREJA POR 18 ANOS, FOI MONSENHOR GASPAR SADOC, SUA FAMA DE GRANDE PASTOR E ORADOR CONSOLIDOU O TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO PELO BAIRRO. APÓS SUA PASSAGEM A FRENTE DA IGREJA OUTROS SACERDOTES TAMBÉM EMPRENDERAM GRANDIOSO TRABALHO DE EDIFICAR O PRÉDIO ANEXO E ASSIM CONCRETIZAR O ATUAL SANTUÁRIO, FORAM ELES: PE. MATHON, PE. NICOLAU. O ATUAL PRESBÍTERO, CONÊGO ÁLVARO GERALDO TEIXEIRA, COMPLETOU ESTE ANO 25 ANOS DE SACERDÓCIO, ELE ESTÁ NA IGREJA HÁ 18 ANOS.
Ornamentação da imagem de S. Judas Tadeu.
ORAÇÃO A SÃO JUDAS TADEU
 
São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Jesus Cristo, fiel cumpridor da missão, chamado e enviado por Deus para ser uma das doze colunas que sustentam a Igreja. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e às irmãs, descobrem forças para vencer o pecado e superar o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, e, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho. São Judas, meu padroeiro,espero ainda alcançar de Deus a graça que imploro, confiando na vossa poderosa intercessão (fazer pedido).
São Judas Tadeu, rogai por nós!   


 
As Missas festivas do dia 28/10/12, tiveram início às 06h30min e contou com um grande número de devotos. Após a missa das 17h00min, houve procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento. As missas da Paróquia nos demais dias estão assim distribuídas:
 
2ª,4ª, e 6ª (7:00h e 19:00). OBS.: Na 3ª feira não tem missa.
5ª feira é o dia todo das 8:00h às 17:00h(adoração ao santíssimo sacramento).

SÁBADO: 7:00 e 17:00( é missa das crianças
DOMINGO: 7:00/11:00/19:00h.

Obs.: Todo dia 28 de cada mês, se comemora a data de São Judas Tadeu, as missas seguem os horários: 7:00h/12:00h/17:00h e 20:00h.


A bela ornamentação do altar foi outro ponto de destaque da festa. A pintura das paredes ao teto foram providencialmente restauradas, foi também utilizado outro recurso para acompanhamento das missas, a instalação de  um telão áudio visual na parte lateral da igreja.Os idosos cuidadosamente acomodados acompanharam toda liturgia.                                      
 
  
O Grupo Jovem prestou homenagem ao Santo Padroeiro.
As lembranças da festa ficaram a disposição dos devotos.São vários formatos de imagens confeccionadas de S. Judas e outros santos católicos. 


Os jovens seguidores de S. Judas Tadeu divulgaram o trabalho de evangelização RIO 2013. Ao me aproximar da barraca enfeitada, relembrei-me dos grupos de Jovens da minha época, existiam além da Cruzada Eucarística dois outros grupos que se revezavam na organização da juventude, a Voz Fraternal de Quintas e a Juventude de Cristo Rei (JUCREI).  
 

         O anúncio de saída da procissão foi feito com fogos de artifícios.

 

              
Expectativa,os moradores se agitam,falta alguns minutos para a saída da procissão.




                             Saida da imagem de S. Judas Tadeu.

 
 
 
                       Fieis seguiram a procissão pela ladeira escura 
                       da Rua do Ipiranga.

                  
                    Bira e outros participantes da Comissão de Seguidores de S. Judas.

 
 
  Encontro de moradores, a fé une a comunidade para agradecer e homenagear         S. Judas.
 
 
COMISSÕES DE TRABALHO DO CONSELHO PASTORAL:

APOSTOLADO - Reuniões toda 4ª feira pela tarde, que antecipa a primeira do mês.

PASTORAL DA FAMÍLIA -  toda 3ª feira a noite no centro paroquial da igreja é o mesmo do grupo de casais.
LEGIÃO DE MARIA -  4ª a tarde. 
LIGA CATÓLICA JESUS MARIA JOSÉ.
 
PASTORAL CATEQUÉTICA - Para catequizar crianças (sábado a tarde), preparação crisma, batismo pais e padrinhos/domingo manhã.

MINSTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA EUCARISTIA - preparação.
                         
PASTORAL DO DÍZIMO - todo aproquiano tem o dever de ser dizimista, não tem valor fixo para despesa da igreja.POSTO MÉDICO - toda 5ª feira - clínico, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

OBS: AS REUNIÕES SÃO NO CENTRO PAROQUIAL DA IGREJA - onde também é alugado para eventos. 

Contatos: 

Fone: (71) 3234 0405
E-mail: santuariosaojudas@hotmail.com

Colaborou: Jussara Lobo.


Mais Fotos:












 

4 comentários:

  1. Parabéns Paulo, seu fotografo foi perfeito teve sensibilidade nas fotos, só faltou algumas referências quanto a memória histórica. Exemplo o grade colaborador e devoto de S. Judas Cristovão Ferreira, o grande responsável pelo crescimento da igreja Padre Sadoc. Além de alguns outros colaboradores antigos como Sr. Carlito, Bira,Eraldo e algumas senhoras que também contribuem muito.
    Mas valeu está bem feita, foi feita com amor
    Parabens.

    Responder
    Respostas
     
    • Meu caro Carlos Anjos.
      A minha análise sobre a questão dos moradores que você citou, é que não os encontrei, nem organizando a comunidade e nem fazendo parte da missa ou da procissão, não sei se foi o efeito do 2º turno da eleição municipal. Quem estava presente mesmo foi o vereador reeleito Carbalhal, ele deu apoio cedendo o carro de som.

       

       
       
     
     
  2. Parabéns,
    O Blog está cada vez mais recheado de reportagens e informações das atividades realizadas no nosso bairro. 
    Fragmentos da HISTORIA:
    A imagem de São Judas tem o LIVRO, que é a Palavra que ele pregou e a MACHADINHA, com a qual foi morto. Os restos mortais, após terem sido guardados no Oriente Médio e na França, foram definitivamente transferidos para Roma, na Basílica de São Pedro.
    A devoção a São Judas Tadeu nasceu na cidade de São Paulo, e espalhou-se pelo Brasil afora. Aconteceu no Jabaquara um fenômeno impressionante: a devoção a São Judas Tadeu passou a crescer e o próprio povo fez do SANTO um intercessor amigo e confiável para levar a Deus os pedidos mais urgentes e difíceis. Foi o próprio povo que deu a São Judas o título de "O SANTO DOS DESESPERADOS", expressão de devoção e confiança. Essa religiosidade traz pessoas a caminhada da devoção, inicialmente centrada no indivíduo, embora lenta, vai abrindo o devoto para uma visão mais comunitária da religião e do compromisso com os irmãos.
    Bom dia, gostei da reportagem! Parabéns.

    Responder
    Respostas
     
    1. Fátima valeu pelas informações.
      Eu não tenho nada a acrescentar sobre seu comentário,apenas dizer que achei a igreja vazia em comparação aos anos anteriores que eu acompanhei,não se por conta de que esse ano a festa caiu no mesmo dia do 2ºturno da eleição municipal,ou quem sabe a divulgação do evento foi timidamente anunciada pela mídia baiana e na comunidade,diferente do que acontecia antigamente.

 

FONTE: Blog cidade nova - Disponíevl em http://cidadenovameubairro.blogspot.com.br/2012/11/encontros-rezas-e-homenagens-marcaram.html

 

Quer fotos e Vídeos de Sua Festa?

PROMOÇÃO

Cartão 4x SEM JUROS

http://jose-carlos-video-producoes.webnode.com/

Contato

Paróquia Santuário Cristo Rei e São Judas Tadeu Praça Rodrigo de Menezes, S/N - Cidade Nova
Baixa de Quintas - Salvador - BA
71-3234-0405 blogsaojudasba@gmail.com